top of page

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

Iluminação Eficiente

Blog de especialistas da EXPER

 

As novas normas brasileiras para LEDs

Muito vem se falando em equipamentos de LED para iluminação e pouco em normas brasileiras. Estas, entretanto, vem sendo discutidas e elaboradas por 3 Comissões de Estudo da ABNT dentro do CB-03 Eletricidade: CE 03 034 01 Lâmpadas elétricas; CE 03 034 02 Reatores, ignitores, transformadores e controles e CE 03 034 03 Luminárias e Acessórios.


O resultado do trabalho destas comissões começam a aparecer. Este ano as normas começaram a ser publicadas. As primeiras foram as normas da CE 03 034 02, que publicaram em janeiro duas normas referentes aos dispositivos de controle, conhecidos como drivers:

  • ABNT NBR 16026:2012 Dispositivo de controle eletrônico c.c. ou c.a. para módulos de LED — Requisitos de desempenho; e

  • ABNT NBR IEC 61347-2-13:2012 Dispositivo de controle da lâmpada. Parte 2-13: Requisitos particulares para dispositivos de controle eletrônicos alimentados em c.c ou c.a para os módulos de LED

Atualmente três importantes normas, escopo da CE 03 034 01 Lâmpadas elétricas, encontram-se disponíveis em consulta nacional. Veja detalhes na Tabela 1. Os interessados podem analisar as propostas de normas e votar até dia 23 de outubro pelo site da ABNT: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.


Tabela: Normas em consulta nacional até 23 de outubro.


Todas estas normas são baseadas em normas internacionais IEC, sendo desejado que se tornem normas harmonizadas, isto é, tenham o mesmo conteúdo técnico. Futuramente, normas específicas de medições em LEDs, baseadas na CIE deverão ser foco de estudo.


Encontram-se ainda em andamento a elaboração de outras normas específicas de LED: na Comissão de Lâmpadas elétricas, uma norma para avaliação de desempenho de módulos de LED, baseada na IEC 62717 - LED modules for general lighting – Performance requirements e na Comissão de Luminárias e acessórios, uma norma específica de Luminárias a LEDs, baseada na IEC/PAS 62722-1 – Luminaire performance – Part 1: general requirements.


Ambas as normas devem trazer recomendações de ensaios de tipo e critérios de desempenho para módulos e luminárias respectivamente e conseqüentemente começar a criar regras normativas para verificação de produtos. Com isto, o primeiro passso para educação do mercado começa a ser dado. Os fornecedores precisarão se adequar, definindo informações mínimas necessárias para forneceder aos clientes e garantindo desempenhos mínimos dos produtos.


Posts em destaque
Novos Posts
Procure por Tags
bottom of page